
A Escola dos Sonhos: Desejos e Projetos de Vida dos Educadores Brasileiros, coescrito por Ulisses Araújo e Valéria Arantes, ambos professores da Faculdade de Educação da USP. Publicado pela Summus Editorial em 2023 como parte da coleção “Novas Arquiteturas Pedagógicas”, o livro apresenta, por meio de uma mescla de ficção e dados de pesquisa real, uma análise profunda e instigante sobre os desejos, projetos de vida e aspirações dos educadores brasileiros, oferecendo uma valiosa visão crítica e reflexiva sobre a educação no Brasil.
Segundo Araújo e Arantes, reconhecidos pesquisadores na área da educação, a gênese da pesquisa que se materializou neste texto surgiu em uma conversa informal com Howard Gardner em 2020, servindo de provocação e estímulo: “Qual a utopia dos professores, qual o sonho deles?” Dessa forma, combinaram suas experiências e conhecimentos para explorar o universo dos educadores, trazendo à tona as motivações, desafios e anseios desses profissionais que dedicam suas vidas ao ensino.
A obra tem como fio condutor a voz de Luana, personagem fictícia, que se apresenta como uma professora da rede municipal; anseia por uma escola diferente e, em dado momento, acaba tendo a chance de ser parte de um projeto político-pedagógico que viria a criar uma revolução na escola em que leciona. Ela faz ressoar os pensamentos e sentimentos de docentes, que conhecem a escola e os alunos, com as fragilidades, dificuldades, mas também e, principalmente, sua resiliência e força para gerar mudanças.
Esse espírito voltado para a transformação, e não para a vitimização, situa a obra em um novo campo de conhecimento, denominado de Pedagogia Positiva, ou seja, o intuito é trazer para o centro do debate educacional as belas e inspiradoras experiências da profissão docente e das escolas, em vez de focar apenas nos obstáculos e nas deficiências da educação brasileira.
Como dito, o pano de fundo narrativo vai se entremeando com uma abordagem qualitativa, baseada em extensa pesquisa que alcançou 3,5 mil docentes de Norte a Sul do país; estes responderam, entre várias outras coisas, ao seguinte questionamento: “Se você tivesse poderes para reinventar as práticas escolares e suas aulas, pensando nas demandas da sociedade atual, numa educação de qualidade e na escola ideal, como seriam suas aulas e a escola?” (pp. 136-137). Ao longo da leitura, somos apresentados a uma variedade de histórias envolventes e inspiradoras, que revelam a paixão e o comprometimento dos educadores em moldar um futuro melhor para seus alunos.
Os autores, sempre de forma empática e respeitosa em relação aos educadores, vão além de uma simples coleta de depoimentos e mergulham nas nuances da profissão, abordando temas como a formação docente, a valorização da carreira, a relação com a comunidade escolar e as expectativas em relação à educação como um todo. Exploram a complexidade do trabalho dos educadores, as dificuldades enfrentadas cotidianamente, mas também as recompensas e satisfações que acompanham a profissão. Isso deixa evidente que sonham, acreditam em sua capacidade de transformação e que podem ter um impacto significativo na vida dos alunos, por meio de projetos pedagógicos inovadores, engajamento comunitário e uma abordagem humanizada do ensino.
Em suma, A Escola dos Sonhos: Desejos e Projetos de Vida dos Educadores Brasileiros é leitura essencial para qualquer pessoa envolvida com educação no Brasil. Ulisses Araújo e Valéria Arantes nos oferecem uma fonte de inspiração e reflexão, convidando-nos a repensar a forma como valorizamos e apoiamos aqueles e aquelas que têm a nobilíssima missão de educar as futuras gerações.
