Antes de mais nada, precisamos esclarecer duas coisas importantes: quando falamos em atividades dinâmicas, não queremos dizer brincadeiras infantilizadas, ou passatempos sem direcionamento, mas sim atividades que trarão dinamismo e leveza ao ensino do idioma alvo.
Para que as atividades sejam ainda mais significativas, precisamos tirar a crença de que criatividade é um dom, e que poucos a possuem. Criatividade é uma habilidade, ela pode e deve ser trabalhada para que possa evoluir.
Unindo dinâmicas com criatividade, teremos aulas mais fluidas, alunos mais engajados e um aprendizado mais profundo.
Sabemos que muitos alunos se sentem receosos ao falar, praticar o idioma alvo, por medo de errar. Dentro de uma dinâmica, o certo ou errado tem outra conotação, o que deixa o aluno mais livre e à vontade para se soltar.
Agregado ao valor da criatividade, o aluno poderá, além de se expressar, utilizar e ampliar essa habilidade que muitas vezes fica tolhida em seu dia a dia.
Estas atividades trazem o aluno para o protagonismo de seu aprendizado, respeitando o seu repertório de vida, suas experiências e seu contexto também.
Veja um exemplo muito simples de uma atividade dinâmica e criativa, que ajuda a quebrar o gelo entre os alunos:
Dê 3 palavras aleatórias para que os alunos façam uma frase ou slogan com elas. Nenhuma delas pode ficar de fora!
Ex. Café – pedra – amor
Com essas palavras podem surgir frases como: O amor doía como uma pedra no coração, quando tomei café, passou!
Aqui a criatividade do aluno é estimulada, e você pode ver se ele compreende seus usos e significados
É por isso que acreditamos em um trabalho mais dinâmico e criativo, sem ser algo extraordinário, a invenção da roda, ou algo mirabolante.
Se você quer aulas mais leves e criativas, com alunos mais engajados, aposte em dinâmicas!
Gostei muito dos temas abordados.