Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BlogWebinar

Atividades dinâmicas e criativas para o ensino de PLE

Antes de mais nada, precisamos esclarecer duas coisas importantes: quando falamos em atividades dinâmicas, não queremos dizer brincadeiras infantilizadas, ou passatempos sem direcionamento, mas sim atividades que trarão dinamismo e leveza ao ensino do idioma alvo.

Para que as atividades sejam ainda mais significativas, precisamos tirar a crença de que criatividade é um dom, e que poucos a possuem. Criatividade é uma habilidade, ela pode e deve ser trabalhada para que possa evoluir.

Unindo dinâmicas com criatividade, teremos aulas mais fluidas, alunos mais engajados e um aprendizado mais profundo.

Sabemos que muitos alunos se sentem receosos ao falar, praticar o idioma alvo, por medo de errar. Dentro de uma dinâmica, o certo ou errado tem outra conotação, o que deixa o aluno mais livre e à vontade para se soltar.

Agregado ao valor da criatividade, o aluno poderá, além de se expressar, utilizar e ampliar essa habilidade que muitas vezes fica tolhida em seu dia a dia.

Estas atividades trazem o aluno para o protagonismo de seu aprendizado, respeitando o seu repertório de vida, suas experiências e seu contexto também.

Veja um exemplo muito simples de uma atividade dinâmica e criativa, que ajuda a quebrar o gelo entre os alunos:

Dê 3 palavras aleatórias para que os alunos façam uma frase ou slogan com elas. Nenhuma delas pode ficar de fora!

Ex. Café – pedra – amor

Com essas palavras podem surgir frases como: O amor doía como uma pedra no coração, quando tomei café, passou!

Aqui a criatividade do aluno é estimulada, e você pode ver se ele compreende seus usos e significados

É por isso que acreditamos em um trabalho mais dinâmico e criativo, sem ser algo extraordinário, a invenção da roda, ou algo mirabolante.

Se você quer aulas mais leves e criativas, com alunos mais engajados, aposte em dinâmicas!

Related posts
BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Cover TopicInglêsWebinar

Who owns a language? - Understanding legitimacy in ELF

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    1 Comment

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.