Veja agora mesmo a nova edição #86 da Revista New Routes na íntegra!

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Considerando o extenso número de exames de proficiência em línguas existentes, preciso informar que as reflexões aqui trazidas fazem parte de um recorte com foco nas provas utilizadas por (pós)graduandos para a admissão em instituições de ensino superior e/ou para programas de bolsas de estudo no exterior.

No mundo acadêmico atual, a proficiência em inglês tornou-se uma ferramenta quase indispensável para o sucesso, trazendo consigo uma série de vantagens, como: a possibilidade de contribuir em discussões acadêmicas globais, o aumento da visibilidade da pesquisa e da rede de contatos profissionais, o acesso à maioria dos avanços científicos e pesquisas de ponta, a oportunidade de obtenção de financiamento e bolsas, entre outras.

Contudo, sabemos que o ensino de Inglês no Brasil ainda enfrenta obstáculos que perpassam a falta de investimentos e valorização e fomentam o acesso limitado a recursos educacionais e o acesso desigual ao ensino de qualidade desde os anos iniciais. Consequentemente, o ensino de língua inglesa com foco nos exames de proficiência tem se deparado com candidatos com nível de inglês incompatível com o resultado desejado e/ou exigido nos exames e com o domínio restrito das habilidades linguísticas.

No último edital do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), apenas 34% das 2035 bolsas foram preenchidas. Esse edital tinha como requisito obrigatório ter a proficiência mínima em língua estrangeira exigida, B2 do Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). Para o TOEFL ITP, por exemplo, o score exigido foi o 543. No entanto, o Resumo dos dados do teste e da pontuação disponibilizado pela ETS aponta que a nota média dos brasileiros no exame é de 525 (B1), quase 20 pontos abaixo do esperado.

Ainda há muito a ser feito tanto no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (EFL) quanto no Ensino de Inglês para Propósitos Acadêmicos (EAP). O cenário de Exam Prep Courses é amplo, mas ainda pouco explorado. Se você deseja adentrar esse cenário, aposte em um olhar curioso sobre as provas. O mercado carece de profissionais preparados e com um propósito que vá além do lucro.

About author

Gabriela Pena é Professora de Língua Inglesa, Mestra em Linguística Aplicada pela UFV e MasterTeacher Credenciada TOEFL ITP. Trabalha como infoprofessora de cursos preparatórios para Exames de Proficiência em Inglês.
    Related posts
    BlogInglês

    Metodologia de Gestão para Aulas de Idiomas Presencial ou Online

    BlogNews

    Como Avaliar a Eficiência de Programas de Ensino à Distância

    BlogInglês

    The Importance of the English Language in Today`s World

    BlogInglês

    Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

    Assine nossa Newsletter e
    fique informado

      E-mail

      Leave a Reply

      Your email address will not be published. Required fields are marked *

      Espere um pouquinho!
      Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
      Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.