Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.
G) Guloso (praticando o vocabulário relacionado a comida)
- Material: revistas com figuras que mostrem comida
- Como jogar?
- Distribua as revistas aos grupos A e B.
- Um grupo irá desafiar o outro.
- Em dois minutos, participantes precisarão encontrar figuras de alimentos e bebidas, porém precisarão saber o vocabulário no idioma em questão.
- Participantes não podem mostrar as figuras a seus adversários enquanto estiverem escolhendo as figuras.
- Quando o tempo terminar, o grupo A mostra suas figuras ao grupo B.
- Grupo B então precisa dizer os nomes dos alimentos e bebidas no idioma em questão.
- Seus participantes obterão um ponto para cada resposta correta.
- Grupo B então repetirá passos e,f.
- O grupo vencedor será aquele com o maior número de pontos.
H) Hotel, não!!!!! Lar doce lar sim!!!!!! (praticando o vocabulário relacionado a casas e cômodos)
- Material: lousa/ folhas de papel; lápis
- Como jogar:
- Alunos podem trabalhar em pares.
- Cada participante irá desenhar numa folha de papel sua casa ou apartamento, mostrando seus respectivos cômodos (sem mostrá-lo aos seus colegas). (O desenho pode ser feito em forma de planta baixa).
- Quando estiverem prontos, participantes descrevem seus desenhos a seus colegas.
- Seus colegas então escutam seus parceiros e desenham a casa ou apartamento de acordo com a descrição feita.
- No final, os dois colegas comparam os dois desenhos e verificam se são semelhantes.
- O par obtém um ponto para cada similaridade.
- O grupo vencedor será aquele com o maior número de pontos.
I) Importantes comandos (praticando verbos no imperativo)
- Material: tiras de papel com alguns comandos por escrito.
- Sugestão: prepare tiras de papel com estes comandos:
“ABRA SUA MALA”, “SALVE O ARQUIVO”, “VÁ À LOUSA”, “DIGA ‘OLÁ”, “NÃO FUME AQUI”, “NÃO PISE NA GRAMA”, “PASSE O SAL, POR FAVOR”, “NÃO TOQUE NO BOLO”, “NÃO TIRE FOTOGRAFIAS AQUI”, “ESCUTE A FITA”.
- Como jogar?
- Divida a classes em dois grupos : A e B.
- Um jogador do time A sai da sala.
- Um outro jogador do grupo A escolhe uma tira de papel e mostra o comando aos outros membros de sua equipe.
- O jogador do time A que estava do lado de fora volta à sala.
- O time A precisa fazer a mímica ao colega de sua equipe para que ele/ela adivinhe o comando escrito na tira de papel.
- Se este participante conseguir entender o que seu time está querendo dizer em 1 minuto, seu grupo ganha um ponto. (Note que ele precisa adivinhar as palavras exatas).
- Siga passos b,c,d,e,f com grupo B.
- O vencedor é o grupo com o maior número de pontos.