Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.
J) Já aconteceu (praticando verbos no passado)
- Material: cartões com verbos no passado
- Sugestão: faça cartões com verbos comuns no passado (pelo menos 10 verbos com as três formas: forma básica, passado simples, particípio passado). Você pode imprimir cada página várias vezes para que você obtenha cartões repetidos. Número total de cartões sugeridos: 60
(ex. em inglês: put/put/put; bring/brought/brought; see/saw/seen; read/read/read; drive/drove/driven….)
- Como jogar:
- Embaralhe os cartões e distribua-os aos jogadores ( 6 cartões para cada jogador). Guarde os cartões restantes virados para baixo em uma pilha.
- Cada aluno precisa obter uma combinação de três cartões com o verbo na forma básica, passado simples e particípio passado.
- Se o jogador não puder fazer uma combinação na primeira jogada, poderá retirar um cartão da pilha.
- Se este jogador conseguir fazer a combinação, ele/ela mostrará suas cartas na mesa.
- O jogo prossegue com os demais jogadores repetindo os passos (b,c,d).
- O jogo termina quando a pilha de reserva terminar.
- O vencedor será aquele com o maior número de cartas expostas de maneira correta.
K) “Kalafrio” ( praticando adjetivos relacionados a sentimentos)
- Material: tiras de papel com palavras relativas a adjetivos que descrevem sentimentos; ex: feliz, triste, chateado, entusiasmado, nervoso, calmo, zangado, relaxado, energético, tenso, irritado, exaltado.
Diferentes tipos de música : ( rock, pop, rap, dance music, new age, clássica, etc)
- Como jogar?
- Divida a classe em dois grupos : A e B.
- Grupo A irá retirar uma tira de papel com um adjetivo descrevendo um sentimento; por exemplo: nervoso. ( Grupo A não pode mostrar a tira de papel ao grupo B).
- Grupo A precisa escolher uma música e “dançar” ou fazer mímicas de acordo com o sentimento escolhido para que o grupo B adivinhe a palavra.
- Se o grupo B adivinhar o sentimento, ambos os grupos ganham um ponto.
- Não há vencedores ou perdedores. Este jogo é apenas para se divertir!!!!!
L) Lazer e aprendizado (criando consciência no aluno em relação ao idioma estudado; refletindo sobre a importância da língua)
- Material: folhas de papel/ canetas coloridas
- Como jogar?
- Peça aos alunos que desenhem qualquer imagem (abstrata ou figurativa) baseando-se nas 04 habilidades: Compreensão Oral, Produção Oral, Leitura e Escrita.
- Alunos podem usar cores quentes ( aquelas que têm um toque de vermelho) tais como vermelho, laranja, marrom, rosa…. para significar algo positivo sobre as habilidades em questão e cores frias (aquelas que têm um toque de azul) tais como azul, verde, violeta, etc… para significar algo negativo em relação às habilidades.
- Alunos expõem seus trabalhados e fazem uma discussão sobre eles.
- Este é um jogo não-competitivo. É apenas para estimular a reflexão e consciência dos participantes e a diversão enquanto a tarefa for executada.