Para professores de idiomas trabalharem com alunos de todas as idades.
P) Pessoas da família (praticando o vocabulário relacionado a membros da família)
- Material: figuras de famílias de pessoas famosas (você pode encontrá-las em revistas )
- Como jogar?
- Divida a classe em dois grupos : A e B.
- Grupo A deverá escolher uma figura, sem mostrá-la ao grupo B.
- Grupo B precisará fazer perguntas sobre a família tais como: A família é grande ou pequena? A pessoa famosa é casada? Ele/ela tem filhos? De onde eles são? Etc……
- Se alunos estiverem sem idéias, dê algumas sugestões/indicações como:
Família/grande? ; pai/famoso?; número de membros da família? Filhos?
- Grupo B precisa tentar adivinhar a família da pessoa famosa depois de elaborar 10 questões.
- Grupo B obtém um ponto por cada adivinhação.
- Grupos se revezam.
- O vencedor será o grupo com o maior número de pontos.
Q) Questões (responda “sim” ou “não”-praticando perguntas)
- Material: pedaços de papel
- Como jogar?
- Um voluntário vai até a frente da classe. Ele/ela deve escrever uma pergunta cuja resposta possa ser “sim ou não” num pedaço de papel. Por exemplo: “Você mora em São Paulo?” E então ele/ela escreve uma das palavras na lousa; por exemplo: “Paulo”
- Alunos tentam adivinhar a pergunta fazendo outras questões com a palavra dada; por exemplo: “O seu nome é Paulo?”-Não, não é. “Você é de São Paulo?” … “Sim, eu sou, mas esta não é a pergunta…etc
- Alunos podem fazer 10 perguntas no máximo.
- Aquele que conseguir adivinhar a questão vai até a frente da classe e escreve outra pergunta num pedaço de papel e uma palavra na lousa, repetindo os passos a e b.
R)Reconheça o tempo ( praticando o vocabulário relacionado ao tempo atmosférico)
- Material: figuras que mostrem o tempo atmosférico ( o sol, nuvens, vento, chuva, neve, etc).
- Sugestão: você pode encontrar figuras como estas em revistas ou em programs “clipart”.
Tiras de papel com palavras descrevendo o tempo: quente, calor, fresco, frio, ensolarado, nublado, chuvoso, com vento, com neve. (Repita as palavras duas vezes para que dois times possam jogar) 9 palavras= 18 tiras de papel.
- Como jogar?
- Escolha uma figura mostrando o tempo e revele somente uma parte.
- Espalhe as tiras de papel na mesa ou chão e peça ao grupo A escolher uma delas de acordo com o que eles acham do tempo na figura revelada.
- Peça ao grupo B fazer o mesmo.
- Revele outra parte da figura.
- Grupo B escolhe uma outra tira de papel.
- Grupo A faz o mesmo.
- Os grupos se revezam, porém eles não podem mudar as tiras escolhidas.
- Depois que toda a figura for revelada, compare as respostas.
- O vencedor será o grupo que mais se aproximou do tempo mostrado na figura.