Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BlogCultura e Educação

Vocabulário no Ensino de Idiomas – Maria de Fátima

Resumo: Como podemos desenvolver o uso de palavras no ensino de idiomas? Será que podemos envolver nossos alunos para que ampliem o vocabulário?

Neste post irei compartilhar algumas ideias que surgiram em aulas de inglês que tenho ministrado.

Lecionando pessoas de várias idades, pude perceber ao longo desses anos como professora de inglês, como é importante a maneira pela qual transmitimos o vocabulário aos alunos.

Tenho observado neste tempo todo que quanto maior o número de associações em relação a uma palavra o aluno tiver, melhor será sua assimilação.

Pensando dessa forma, vejo que existem materiais excelentes para que isso aconteça, e um deles é o que chamamos de “ graded readers” ou livros de leitura simplificados.

Existe uma coleção enorme de livros como esses no mercado, de várias editoras e alguns deles até oferecem um CD que narra toda a história.

Como são simplificados, o professor pode escolher desde o nível básico (com estruturas no presente) até o nível adiantado.

Os livros de leitura costumam ser ilustrados, o que ajuda bastante o aluno a entender a história.

É incrível notar como os alunos desenvolvem a fluência também ao discutir um livro como esse. Podemos usar as ilustrações para fazer com que o aluno conte o que leu, empregando o vocabulário de maneira contextualizada.

Já trabalhei em escolas de idiomas e algumas delas desistiram de usar esse recurso fabuloso por “falta de tempo” ou “falta de interesse dos alunos”. Tenho ouvido relatos de professores comentando que, em geral, precisam cumprir um programa na escola em que trabalham e qualquer tipo de atividade extra pode “atrasar” o andamento das aulas.

No entanto, acredito que se o professor abrir espaço para discussões baseadas em livros de leitura, por exemplo, os alunos irão adquirir mais ferramentas que irão facilitar a assimilação do idioma e desenvolvimento do vocabulário.

Existem livros de leitura tão bem elaborados que alguns oferecem além da história, aquecimentos e atividades de compreensão para fazer com que o aluno pratique bem o idioma de maneira interessante e consistente.

O “graded reader” de Jack Scholes “The Coconut Seller”- Intermediate Helbling Readers é um excelente exemplo de material para ser usado em cursos de inglês.

Neste livro existem várias atividades de aquecimento, de compreensão e tópicos a serem discutidos baseados na história.

Além disso, em cada página, há um glossário com as palavras ou expressões mais complexas.

Estudar o idioma a partir de um livro rico como esse pode ser muito divertido e produtivo.

Uma outra maneira de transmitir e trabalhar o vocabulário em aulas de idiomas é através da ilustração ou imagem.

É possível aprender a desenhar (você pode obter informações pelo meu e-mail marifa2006@terra.com.br ) e tornar as aulas mais interessantes. Por meio do desenho o aluno será capaz de expressar-se com mais desenvoltura, e o próprio professor pode desenhar ou usar imagens ao explicar certas palavras.

Como você pode notar, caro(a) professor(a) de idiomas, existem formas diversificadas de transmitir o vocabulário. Posso garantir que se você usar recursos como os descritos acima suas aulas irão tornar-se mais significativas e prazerosas.

 

About author

Professora de inglês há mais de vinte anos com certificação internacional pelas universidades de Cambridge, Oxford and Michigan e artista plástica pela FAAP, gosta de compartilhar ideias que surgem nas aulas de inglês, com professores de idiomas. Ministrou vários workshops para professores na SBS, além de ter tido vários etalks publicados. Compartilha ideias no blog www.idiomascomarte.blogspot.com.br Site: www.inglescomprazer.com.br Contato Whatsapp (11) 93031 6063 Email: marifa2006@terra.com.br
    Related posts
    BlogWebinar

    Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

    Blog

    Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

    BlogInglêsWebinar

    New competencies to teach Young Learners

    BlogInglês

    Classroom management for young learners

    Assine nossa Newsletter e
    fique informado

      E-mail

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Espere um pouquinho!
      Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
      Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.