Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

BilinguismoBlogInglês

Cats and Umbrellas: uma atividade de Math em um proposta de educação bilíngue – Milena Claus


Era uma aula de Math para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. A atividade trazia uma imagem de um dia chuvoso onde alguns gatos tentavam se proteger com seus guarda-chuvas. Mas havia um problema. E antes de contar qual era esse problema quero compartilhar com vocês como esta atividade foi construída pelo professor desta escola que adota o nosso material didático na sua proposta de ensino bilíngue.
Como está o dia lá fora? É parte da rotina destes alunos, no início das aulas, falar sobre a data, dia da semana e clima. Eles já foram apresentados ao vocabulário relativo à WEATHER e o praticam diariamente. Este dia era um dia típico da primavera, em que chovia um pouco, céu parcialmente nublado mas abrindo e logo mais, certamente, o sol apareceria e faria calor. O helper do dia logo se ofereceu para escrever a rotina na lousa. Ele colocou “TODAY IS TUESDAY” na primeira linha. Na segunda a data “OCTOBER, 3 2017”. Um dos colegas observando a tarefa, percebeu que faltava algo depois do número 3. A professora o ajudou a incluir o RD pequenininho acima. Na última linha, após olhar pela janela, escreveu “TODAY IS HOT AND CLOUDY”.
A professora mostrou então a cena aos alunos. Eles falaram sobre CATS, UMBRELLAS e RAIN. Na sequência foram perguntados sobre quantos gatos havia lá. Os alunos contaram em voz alta, em inglês. Eram EIGHT CATS. Por que os gatos usavam guarda-chuvas? Eles sabiam a resposta: gato não gosta de chuva. E quantos guarda-chuvas existiam na mesma cena? Os alunos contaram novamente em voz alta: SEVEN! Seven?! Como assim? Mas são oito gatos! Contaram novamente para terem certeza. Estavam certos: eram apenas sete guarda-chuvas para oito gatos. E agora? Sem que isso levasse mais do que alguns instantes veio a solução para o problema: uma das alunas mostrou à professora: ela havia desenhado um guarda-chuva para o gato que estava sem.
A capacidade de solucionar problemas é uma das habilidades que foram listadas como sendo importantes no desenvolvimento dos alunos em diferentes etapas da sua vida escolar. Na verdade ela extrapola esta fase da vida e tem também posição de destaque em avaliações de perfis profissionais na nossa vida adulta. É algo que não tem necessariamente um início nem tampouco um fim determinados. A professora de inglês, responsável por esta aula, tem consciência disso. A atividade não trazia em seu enunciado o que os alunos deveriam fazer. E a professora também, por sua vez, não o fez. Não temos enunciados para nos guiar em todas as situações que a vida nos coloca. Temos que ser capazes de olhar um cenário, perceber o problema, e solucioná-lo. Sabemos disso. E enquanto professores não podemos nos esquecer. Ao entregar aos alunos um exercício não diga simplesmente o que eles devem fazer. Permita que eles identifiquem o problema e encontrem uma solução.

Related posts
Inglês

How can our lessons be even more intercultural?

Book ReviewInglês

Making Connections: A Practical Guide to Online Intercultural Exchanges

Editorial NRInglês

Ready for Carnival? Learn how the whole world fell in love with the celebration of joy and extravagance

Editorial NRInglês

Very British expressions. How many do you know?

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.