David Paul Ausubel (1918-2008), psicólogo e pedagogo norte-americano, propôs o conceito segundo o qual o conhecimento prévio do estudante é a chave para a aprendizagem significativa. Ele assim colocou:”O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece”.
Segundo Ausubel, é com base nos conhecimentos prévios que o indivíduo interpreta o mundo. A aprendizagem significativa ocorre toda vez que um novo conhecimento se relaciona a outro já existente. Para tal, ao iniciar uma nova situação de ensino e aprendizagem, é preciso estabelecer relações entre os conhecimentos prévios do estudante sobre um assunto e o que se está aprendendo sobre o mesmo.
Sob a perspectiva de Ausubel, a função principal do professor é gerar questionamentos. É preciso “causar sede”, promover desafios, criar a necessidade de busca por respostas. Uma vez que aprender é um ato que estabelece conexões de acordo com as vivências individuais, é preciso flexibilidade para compreender que nem todas as respostas são semelhantes.
Segundo Ausubel, é com base nos conhecimentos prévios que o indivíduo interpreta o mundo. A aprendizagem significativa ocorre toda vez que um novo conhecimento se relaciona a outro já existente. Para tal, ao iniciar uma nova situação de ensino e aprendizagem, é preciso estabelecer relações entre os conhecimentos prévios do estudante sobre um assunto e o que se está aprendendo sobre o mesmo.
Sob a perspectiva de Ausubel, a função principal do professor é gerar questionamentos. É preciso “causar sede”, promover desafios, criar a necessidade de busca por respostas. Uma vez que aprender é um ato que estabelece conexões de acordo com as vivências individuais, é preciso flexibilidade para compreender que nem todas as respostas são semelhantes.
Colocando a teoria em prática:
- partir de situações concretas;
- aplicar o conhecimento na resolução de problemas cotidianos;
- construir conceitos de forma coletiva baseados na observação e reflexão;
- fazer uso de outros materiais educativos e não centralizar tudo apenas no livro didático;
- criar um ambiente favorável (onde se respeite e propicie a criatividade dos participantes, a livre expressão, a experimentação, o acesso ao jogo, a aceitação do erro como parte do processo gerador do conhecimento).
- fazer uso de jogos cooperativos, onde os envolvidos têm papéis a serem exercidos.
- propor questionamentos como: Qual a pergunta básica que se tentou responder? Quais os conceitos envolvidos? Qual a metodologia? Qual o conhecimento produzido? Qual o valor desse conhecimento? etc.
Os conceitos de Ausubel são compatíveis com outras teorias do século 20, como a do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget (1896-1980), e a sociointeracionista, de Lev Vygotsky (1896-1934).
Para saber mais:
David Ausubel e a aprendizagem significativa
https://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml
David Ausubel e a aprendizagem significativa
https://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml
David Ausubel. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. Disponível na www: <URL: https://www.infopedia.pt/$david-ausubel>
Meus agradecimentos a Isabel Dias, amiga virtual de Bauru, que postando reportagens sobre Ausubel, deu-me a ideia de escrever sobre o tema.
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Elisabeth Prescher é professora, escritora, autora, palestrante, colunista em sites educacionais, pesquisadora sobre processos de aprendizagem, Elisabeth Prescher tem Licenciatura Plena em Letras, Mestrado em Educação Infantil e certificados de Proficiência em Inglês pelas universidades de Cambridge e Michigan.
É autora dos títulos: Jogos e Atividades para o Ensino de Inglês, Substantivos em Inglês, Pronomes em Inglês, Adjetivos e Advérbios em Inglês, Tempos Verbais em Inglês, todos pela Disal Editora.