Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

Ausubel e a Aprendizagem Significativa

David Paul Ausubel (1918-2008), psicólogo e pedagogo norte-americano, propôs o conceito segundo o qual o conhecimento prévio do estudante é a chave para a aprendizagem significativa. Ele assim colocou:”O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece”.
Segundo Ausubel, é com base nos conhecimentos prévios que o indivíduo interpreta o mundo. A aprendizagem significativa ocorre toda vez que um novo conhecimento se relaciona a outro já existente. Para tal, ao iniciar uma nova situação de ensino e aprendizagem, é preciso estabelecer relações entre os conhecimentos prévios do estudante sobre um assunto e o que se está aprendendo sobre o mesmo.
Sob a perspectiva de Ausubel, a função principal do professor é gerar questionamentos. É preciso “causar sede”, promover desafios, criar a necessidade de busca por respostas. Uma vez que aprender é um ato que estabelece conexões de acordo com as vivências individuais, é preciso flexibilidade para compreender que nem todas as respostas são semelhantes.

Colocando a teoria em prática:
  • partir de situações concretas;
  • aplicar o conhecimento na resolução de problemas cotidianos;
  • construir conceitos de forma coletiva baseados na observação e reflexão;
  • fazer uso de outros materiais educativos e não centralizar tudo apenas no livro didático;
  • criar um ambiente favorável (onde se respeite e propicie a criatividade dos participantes, a livre expressão, a experimentação, o acesso ao jogo, a aceitação do erro como parte do processo gerador  do conhecimento).
  • fazer uso de jogos cooperativos, onde os envolvidos têm papéis a serem exercidos.
  • propor questionamentos como: Qual a pergunta básica que se tentou responder?    Quais os conceitos envolvidos?    Qual a metodologia?    Qual o conhecimento produzido?    Qual o valor desse conhecimento? etc.

Os conceitos de Ausubel são compatíveis com outras teorias do século 20, como a do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget (1896-1980), e a sociointeracionista, de Lev Vygotsky (1896-1934).

David Ausubel. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. Disponível na www: <URL: https://www.infopedia.pt/$david-ausubel>
Meus agradecimentos a Isabel Dias, amiga virtual de Bauru, que postando reportagens sobre Ausubel, deu-me a ideia de escrever sobre o tema.
 ______________________________________________

Elisabeth Prescher é professora, escritora, autora, palestrante, colunista em sites educacionais, pesquisadora sobre processos de aprendizagem, Elisabeth Prescher tem Licenciatura Plena em Letras, Mestrado em Educação Infantil e certificados de Proficiência em Inglês pelas universidades de Cambridge e Michigan.

É autora dos títulos: Jogos e Atividades para o Ensino de Inglês, Substantivos em Inglês, Pronomes em Inglês, Adjetivos e Advérbios em Inglês, Tempos Verbais em Inglês, todos pela Disal Editora.
Related posts
BlogInglês

Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.