Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

Tic-tac-toe for All (or Noughts and Crosses)

English Lesson
 
Quem nunca jogou o Jogo da Velha, o jogo cujo objetivo do jogador é conseguir 3 marcas em uma linha – horizontal, diagonal ou vertical?
Aparentemente um jogo para crianças, tic-tac-toe pode ser jogado por alunos de qualquer idade e nível de inglês. Basta você selecionar o assunto: itens de vocabulário como cores, números, multiplicação, adição, itens gramaticais básicos ou avançados etc.
Procedimento
. cada aluno formula e numera 9 perguntas sobre o assunto selecionado.
. coloque os alunos em duplas (as duplas jogarão simultaneamente).
. cada dupla:
. faz duas grades e numera cada quadro – 1 a 9 (ver modelo).
. cada aluno escolhe sua marca: X ou O.
. aluno A inicia dizendo o número de um quadro (1 a 9).
. aluno B lê sua pergunta com aquele número.
. aluno A responde; se a resposta estiver correta, ele faz sua marca na
grade, no número mencionado. Se errar, não faz marca alguma.
. a dupla joga até que um aluno forme uma trinca.
. a dupla repete o processo com a segunda grade.
No sequência, alunos mudam de dupla. Com a mudança é possível repetir o processo várias vezes usando as mesmas perguntas.
Exemplos de perguntas:
Beginners:
(1) What’s your name? (2) How old are you? (3) What color is …?
(4) What color are …? (5) Name 3 colors.  (6) Name 3 animals.
(7) Say numbers 1 to 10 (8) Where is the …? (9) Do you like …?
Intermediate:
(1) Where do you live? (2) Where do you …? (3) When do you …?
(4) What did you …? (5) Where did you…? (6) Who did you …?
(7) How are you going to…? (8) When are you going to … (9) Can you …?
Advanced:
What’s the opposite of …?; What’s the synonym of …?; Have you ever …?; Have you already …?; Would you …?; What would you do if…?; etc.
Tic-tac-toe é uma forma divertida de fixar ou verificar conteúdos. Peritos no assunto informam que, analisando o número de possibilidades, existem 362.880 maneiras de se dispor a cruz e o círculo no tabuleiro!!

Enjoy!

 

____________________________________________

 

Elisabeth Prescher é professora, escritora, autora, palestrante, colunista em sites educacionais, pesquisadora sobre processos de aprendizagem, Elisabeth Prescher tem Licenciatura Plena em Letras, Mestrado em Educação Infantil e certificados de Proficiência em Inglês pelas universidades de Cambridge e Michigan.

É autora dos títulos: Jogos e Atividades para o Ensino de Inglês, Substantivos em Inglês, Pronomes em Inglês, Adjetivos e Advérbios em Inglês, Tempos Verbais em Inglês, todos pela Disal Editora.

 

Related posts
BlogInglês

Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.