Muitas vezes nos perguntam se temos “alguma dica para ajudar o negócio a dar certo”…
E geralmente respondemos que ainda não foi inventada uma receita infalível e milagrosa!
As realidades de cada instituição são diferentes, o mercado dinâmico e se torna praticamente impossível padronizar soluções.
Vamos propor um exercício de criatividade: se você tivesse que criar uma lista com “Dez Dicas de Ouro” para ajudar o seu negócio a prosperar, quais seriam?
Reflita e escreva.
Fizemos o mesmo exercício. Veja nossa lista:
– Seja objetivo e realista! Saiba onde sua empresa está neste momento e onde você quer que ela chegue no futuro.
– Entenda que o sucesso de sua empresa depende de TODAS as pessoas que interagem com os processos, sejam clientes ou colaboradores.
– Compreenda que pessoas são diferentes umas das outras, mas que nenhuma está certa ou errada, apenas são diferentes!
– Pessoas não são autômatas. Elas têm sentimentos, problemas e isto influencia no desempenho de sua empresa!
– Dê todas as condições para que um bom serviço seja prestado e para que as pessoas utilizem da melhor forma possível suas características!
– Cobre um elevado desempenho de sua equipe, não aceite desempenhos medíocres!Mantenha na equipe apenas pessoas que agreguem!
– Estabeleça metas individuais e coletivas!
– Ouça sempre! Ouça e aprenda com as informações trazidas por seus colaboradores. Eles estão em contato direto com o cliente e podem identificar necessidades ou problemas. Monitore o mercado constantemente e construa em cima das percepções e tendências.
– Dia a dia reinvente sua empresa! Inove, tangibilize o serviço e dê verdadeira atenção aos seus clientes(internos e externos).
– Solucione as reclamações com presteza, sempre dando “feedback” aos seus clientes.
Então? Tivemos alguma sugestão em comum?
Até o próximo post!
Cláudia Valéria Pinho Lopes tem atuado no segmento de ensino de idiomas nos últimos 22 anos. É psicóloga e psicopedagoga, possuindo também MBA em marketing (FGV). Trabalhou como professora e diretora pedagógica em institutos de idiomas de projeção nacional e juntamente com André Marques, estruturou e dirigiu durante 5 anos seu instituto de idiomas. Atualmente é consultora e teacher trainer, ministrando workshops e palestras por todo o país.
André Marques é co-autor, com Cláudia Valéria, de Ensino: Como Encantar o Aluno e Vencer a Concorrência (Disal Editora).Engenheiro mecânico, atua há mais de 20 anos formando e coordenando equipes de prestação de serviços. Possui vários cursos na área de administração de empresas, incluindo especialização em gestão de qualidade (UFF) e MBA em Marketing (FGV).