Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

Como os alunos aprendem

english lesson
A única forma de  desenvolver ensino de qualidade é utilizando estratégias de procura de informação, aplicação de novos conhecimentos  para a solução de problemas realistas, tomar decisões e trabalhar de forma autônoma, reflexiva e crítica. A aprendizagem é mais completa quando o efeito didático  permeia o saber,  saber  fazer e ser. Reflita sobre suas escolhas no planejamento.
Atividades para desenvolver oralidade:

  • Escreva  situações cotidianas em  cartões, como perguntar direção, se apresentar, descobrir o telefone do colega, pedir comida delivery, convidar um amigo para ir em casa etc. Os alunos  preparam as cenas e as apresentam aos colegas.

 

  • Peça aos alunos para fazerem um círculo e coloque no centro imagens/flashcards do assunto que você está trabalhando. Traga uma bola macia ou um bicho de pelúcia para que joguem entre eles. Quando você disser FREEZE! A criança que estiver com a bola/bichinho pega uma imagem/flashcard e nomeia a palavra. Se conseguirem elaborar frases, peça frases.

 

  • Divida os alunos em duas turmas e use uma fita crepe  ou giz para traçar uma linha no chão. Escolha a categoria do jogo, como cores, formas, números, família etc. As crianças jogam o balão de um lado para o outro e a cada toque dizem uma palavra da categoria. O balão não pode cair no chão.

 

  • Divida a classe em dois times e traga flashcards/imagens de palavras que conheçam. Cada time escolhe uma imagem/ flashcard por rodada e  um representante vai ao quadro escrever uma palavra que comece com a mesma letra. Os times podem ajudar.

 

  • Para alunos mais velhos: traga imagens de quadros famosos, esculturas, peças de arte, museus. Peça aos alunos para descreverem as imagens, explicarem o que está acontecendo, de onde acham que são. Peça que escrevam, em duplas, uma pequena história sobre a obra  e compartilhem-nas.
__________________________________________________
Lilian Itzicovitch Leventhal  é autora de livros de referência para professores: Inglês é 10!, Inglês é teen! e co-autora de Inglês é 11!  e co-autora de coleção didática para Fundamental 1. Trabalha como teacher trainer no Brasil todo, coordena inglês em Colégio de São Paulo e dirige a Potential Consultoria especializada em Institutos de Idiomas (www.potential.com.br). Compartilhar experiências com professores e ler são seus momentos favoritos, mas nada se compara à sala de aula!!!  lilian@potential.com.br
Related posts
BlogInglês

Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.