english lesson
A única forma de desenvolver ensino de qualidade é utilizando estratégias de procura de informação, aplicação de novos conhecimentos para a solução de problemas realistas, tomar decisões e trabalhar de forma autônoma, reflexiva e crítica. A aprendizagem é mais completa quando o efeito didático permeia o saber, saber fazer e ser. Reflita sobre suas escolhas no planejamento.
Atividades para desenvolver oralidade:
- Escreva situações cotidianas em cartões, como perguntar direção, se apresentar, descobrir o telefone do colega, pedir comida delivery, convidar um amigo para ir em casa etc. Os alunos preparam as cenas e as apresentam aos colegas.
- Peça aos alunos para fazerem um círculo e coloque no centro imagens/flashcards do assunto que você está trabalhando. Traga uma bola macia ou um bicho de pelúcia para que joguem entre eles. Quando você disser FREEZE! A criança que estiver com a bola/bichinho pega uma imagem/flashcard e nomeia a palavra. Se conseguirem elaborar frases, peça frases.
- Divida os alunos em duas turmas e use uma fita crepe ou giz para traçar uma linha no chão. Escolha a categoria do jogo, como cores, formas, números, família etc. As crianças jogam o balão de um lado para o outro e a cada toque dizem uma palavra da categoria. O balão não pode cair no chão.
- Divida a classe em dois times e traga flashcards/imagens de palavras que conheçam. Cada time escolhe uma imagem/ flashcard por rodada e um representante vai ao quadro escrever uma palavra que comece com a mesma letra. Os times podem ajudar.
- Para alunos mais velhos: traga imagens de quadros famosos, esculturas, peças de arte, museus. Peça aos alunos para descreverem as imagens, explicarem o que está acontecendo, de onde acham que são. Peça que escrevam, em duplas, uma pequena história sobre a obra e compartilhem-nas.
__________________________________________________
Lilian Itzicovitch Leventhal é autora de livros de referência para professores: Inglês é 10!, Inglês é teen! e co-autora de Inglês é 11! e co-autora de coleção didática para Fundamental 1. Trabalha como teacher trainer no Brasil todo, coordena inglês em Colégio de São Paulo e dirige a Potential Consultoria especializada em Institutos de Idiomas (www.potential.com.br). Compartilhar experiências com professores e ler são seus momentos favoritos, mas nada se compara à sala de aula!!! lilian@potential.com.br.