Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

Jogos e Atividades na Aula de Idiomas

De acordo com Lee Su Kim, doutora em Educação, é comum a percepção de que toda a aprendizagem deve ser solene e séria, e que se houver diversão, riso e alegria envolvidos, então não é de fato aprendizagem. Segundo Su Kim ‘é possível aprender uma língua e divertir-se ao mesmo tempo. Uma das melhores formas de fazê-lo é através de jogos.’
Jogos bem escolhidos podem ser altamente motivadores: utilizam linguagem significativa e contextos reais, divertem, desafiam, encorajam e incentivam a colaboração.
O uso de jogos em sala de aula oferece inúmeras vantagens:
1. os jogos são motivadores e desafiadores.
2. auxiliam o aluno a esforçar-se por aprender.
3. proporcionam prática em várias habilidades de um idioma: ouvir, falar, ler e escrever.
4. incentivam  a interação e a comunicação.
5. provocam um rompimento na rotina de sala de aula.
6. criam um contexto significativo para o uso do idioma.

Através dos jogos os alunos obtém benefícios que vão desde aspectos cognitivos da aprendizagem do idioma a dinâmicas de grupo mais colaborativas. Observe.
Afetivos:
. os jogos baixam o filtro afetivo.
. encorajam a criatividade e o uso espontâneo do idioma.
. promovem competência comunicativa.
. motivam e são divertidos.
Cognitivos:
. os jogos reforçam a aprendizagem.
. revisam e ampliam a aprendizagem.
. focam a gramática de forma comunicativa.
Dinâmica de Classe
. os jogos são centrados no aluno.
. promovem coesão.
. o professor atua como facilitador.
. favorecem a participação da classe toda.
. promovem competição saudável
Adaptabilidade
. os jogos podem ser facilmente adaptados à idade, nível e, interesses.
. fazem uso das quatro habilidades.
. requerem uma preparação mínima após o estágio de desenvolvimento inicial
Do livro Jogos e Atividades para o ensino de Inglês de Elisabeth Prescher.
_____________________________________________________
Elisabeth Prescher é professora, escritora, autora, palestrante, colunista em sites educacionais, pesquisadora sobre processos de aprendizagem, Elisabeth Prescher tem Licenciatura Plena em Letras, Mestrado em Educação Infantil e certificados de Proficiência em Inglês pelas universidades de Cambridge e Michigan.
É autora dos títulos: Jogos e Atividades para o Ensino de Inglês, Substantivos em Inglês, Pronomes em Inglês, Adjetivos e Advérbios em Inglês, Tempos Verbais em Inglês, todos pela Disal editora.
Related posts
BlogInglês

Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.