1. Trabalhe sempre com regras e combinados claros, desde o primeiro dia de aula.
2. Memorize os nomes de seus alunos. Use-os sempre durante as aulas e atividades e encoraje as crianças a fazerem o mesmo.
3. Sempre mostre aos alunos o que fazer. Vá além da explicação. A língua precisa ser vivenciada e não explicada. Os alunos seguirão seu exemplo.
4. Alimente a confiança entre você e os alunos sempre que possível através de ações que façam com que eles percebam que o erro faz parte do aprendizado e sintam-se confortáveis em se arriscar.
5. Use o Contato visual para transmitir seus elogios e desapontamentos também.
6. Desenvolva aulas criativas, bem preparadas, consistentes com formato previsível para transmitir segurança e equilíbrio. Os alunos sempre ficam mais confiantes se sabem o que esperar.
7. Sempre reaja positivamente surpresa(o) quando seus alunos interagirem em inglês.
8. Confirme sua compreensão do inglês que as crianças falam e aprove as tentativas, mesmo que nem sempre corretas. Lembre-se que estão em fase de formação e a comunicação é o fator mais importante.
9. Demonstre respeito quando necessário e também deixe que atuem como os “professores” nas aulas.
10. Use a língua inglesa como ferramenta para construção de autoestima.
11. Exerça o papel de monitor(a) e não o de mãe ou pai.
12. Lembre-se sempre de sua infância através de seus alunos.
Referência: Inglês é 10! – O ensino de Inglês na educação infantil – Lilian Itzicovitch Leventhal.
______________________________________________________
Lilian Itzicovitch Leventhal é autora de livros de referência para professores: Inglês é 10!, Inglês é teen! e co-autora de Inglês é 11! e co-autora de coleção didática para Fundamental 1. Trabalha como teacher trainer no Brasil todo, coordena inglês em Colégio de São Paulo e dirige a Potential Consultoria especializada em Institutos de Idiomas (www.potential.com.br). Compartilhar experiências com professores e ler são seus momentos favoritos, mas nada se compara à sala de aula!!! lilian@potential.com.br.