
Uma das maiores dificuldades encontradas por estudantes de português como língua estrangeira é aprender os fonemas e a entoação do português. Isso se torna ainda mais proeminente quando os mesmos não existem na língua nativa do aluno. Para os meus alunos dos níveis A1 e A2, por exemplo, um dos maiores desafios é o de aprender as vogais nasais. O exercício apresentado aqui propõe ajudar alunos falantes de inglês a aperfeiçoar a pronúncia desse tipo de vogais. A atividade, aqui descrita, é ideal para aluno dos níveis A1 e A2. Por ser uma atividade intuitiva, ela é ideal para professores com um conhecimento básico de inglês e pouca experiência em fonética.
Antes de começar, quero que levem em consideração o fato de que eu ensino um grupo de alunos que são falantes proficientes ou nativos de inglês britânico. É claro que se a minha sala de aula fosse composta por falantes de línguas diferentes a atividade descrita neste texto seria diferente. Nos parágrafos seguintes, explicarei passo a passo como eu ensino vogais nasais.
Antes de começarmos a nos divertir
1)Antes de mais nada, os alunos precisam saber como produzir o som. A figura abaixo ajuda o aluno associar o seu aparelho fonador ao o da imagem (veja fig, 1), mostrada em um slide de PowerPoint.

https://www.colegioweb.com.br/fonologia/esquema-do-aparelho-fonador.html
acessado em 13/02/2019.
2)Primeiro, eu explico que as vogais nasais são produzidas quando ar sai pela boca e pelo nariz. Tal fenômeno ocorre ao desbloquearmos a passagem de ar até o nariz. Isso acontece quando abaixamos o palato mole (ou véu palatino) para desbloquear a úvula (aquele pedacinho de tecido que fica pendurado no final da nossa garganta).
O início da diversão: a produção do som
3)Eu digo aos meus alunos que quando uma pessoa diz a palavra ‘bringing’, o ‘ng’ no final da palavra é produzido ao abaixarmos o palato mole, exatamente como nas vogais nasais. Nesta fase o uso do espelho é importantíssimo. O aluno precisa ver o que ele está fazendo. Ao dizer ‘ng’ o aluno está praticando como abaixar o palato para desbloquear a passagem de ar ao nariz. Deixo o aluno praticar esse movimento por 1 minuto.
4)Depois eu peço para que os alunos se dividam em pares para monitorarem, durante 1 minuto, a produção uns dos outros.
5)Quando eles se sentirem confiantes para continuarem com a atividade, eu digo para eles dizerem a palavra ‘ bom’ como se terminasse em ‘ng’ .
6)Logo em seguida, eu os peço para dizerem a palavra ‘bom’ de uma maneira muito suave, quase sem voz. O som produzido é algo muito parecido ao que produzimos quando estamos com o nariz entupido. Neste momento os alunos, em pares, podem praticar a produção de ‘bom’ por 1 minuto.
7)Depois peço para os alunos usarem a tabela abaixo para praticar o som das vogais nasais em palavras diferentes. A tabela abaixo associa palavras inglesas com sons similares aos da língua alvo, língua portuguesa. Com esta tabela os alunos podem usar o inglês como base para conseguir produzir as vogais nasais. Geralmente os meus alunos passam 2 minutos produzindo, intercaladamente, as palavras com as suas duplas. É sempre muito divertido! Depois da atividade eles ainda terão que praticar em casa.
| | Example | Pronunciation is similar to |
| ã | lã | Lamp |
| am | campo | Ample |
| an | planta | Plankton |
| em | empréstimo | Empower |
| en | entre | Enter |
| om | compras | Competition |
| on | Contar | Contrary |
| im | Sim | Scene |
| in | Tinta | Tinder |
| um un | tumba
or
nunca | Tomb |
Tab. Tabela de palavras inglesas com sons similares aos da língua portuguesa

