
A escolha de um livro didático não é uma tarefa fácil, mesmo para um professor com experiência. Talvez este seja o principal motivo pelo qual nos apegamos a alguns livros ou coleções, afinal, não se muda o time que está ganhando.
Durante vários anos usei o a coleção ENGAGE da Oxford. Quando estava pensando em mudar de livro, foi lançada a segunda edição, mais enxuta e agradável. Isso me levou a acreditar mais uma vez e a continuar com o ENGAGE.
Algum tempo depois recebi um e-mail onde fui convidada para participar do uso de um protótipo da coleção METRO. Como não havia feito nada assim, resolvi aceitar o convite. Após ser devidamente autorizada pela coordenação da escola em que trabalho, conversei com uma das minhas salas de sétimo ano e eles embarcaram comigo neste teste. Fizemos as 4 aulas propostas e pude sentir neles empenho e satisfação.
Dois anos depois o METRO foi lançado oficialmente e assim que pude analisar a coleção por inteiro vi que estava na hora de mudar.
Esta coleção tem um atrativo visual muito bom. Os vídeos de introdução de cada unidade instigam os alunos a querer saber mais, a debater o ocorrido e até mesmo a indignar-se com algumas das situações. Esta introdução desperta a curiosidade e abre caminho para o conteúdo da unidade.
A coleção METRO conta com várias plataformas. Além do livro físico, há o “classroom presentation tool” que pode ser usado online em lousa interativa ou apenas com o projetor, recursos para o professor como extra “reading”, “grammar”, testes que podem ser reconfigurados e adaptados conforme o que foi trabalhado. Para os estudantes existe o “metro online homework” que são atividades diversas relacionadas com cada unidade. Eu gosto muito de usar como revisão antes das provas porque é uma forma diferente de se fazer vários exercícios. Os alunos acessam o site e fazem em qualquer computador. Como são autocorretivos, fica fácil de saber o quanto estão progredindo.
A coleção também apresenta textos com pessoas reais e isso faz com que eles apreciem as atividades. Quando fizemos um “listening” sobre Bethany Mota, alguns alunos questionaram se ela era de verdade. Então, imediatamente, acessei o canal dela e mostrei um vídeo. Eles ficaram encantados.
Embora tenha apenas 2 aulas por semana, tento oferecer o máximo de experiência possível na língua inglesa. Os conteúdos de writing, culture e cross-curricular e os vídeos finais de cada unidade são muito bons para visitar a língua de uma forma interessante e agradável.
Este é o meu segundo ano com o METRO da Oxford e já tenho certeza de que minha escolha foi acertada porque posso ver o progresso e satisfação dos alunos. Alunos motivados aprendem mais e melhor.

PROFa. PASCHOA LUIZA POLISEL DE SOUSA Formada em letras pela Fundação Santo André Pós graduação em língua inglesa pela Universidade Metodista. CAE Certificate.

