Veja agora mesmo a nova edição #87 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

Trouble with Syllable Division?

Know some basic tips
A separação de sílabas em inglês não é algo que todos saibam (ou precisem) fazer. No entanto, prestando atenção á pronúncia das palavras e conhecendo algumas dicas básicas, nós, simples mortais, podemos nos arriscar a fazer algumas divisões silábicas de vez em quando.
know that …
. cada sílaba pode conter apenas um som de vogal. Assim, o número de sílabas é igual ao número de vezes em que se ouve uma vogal.
. ditongos (ai, ay, ea, ee, oa, ow, oo, oi, oy, ou, ie, ei): são pronunciados em uma só emissão de voz.    
knowing how many …
Para saber o número de sílabas
. deixe de lado as vogais mudas:            lov[e]    ros[e]
. considere o ditongo como 1 só vogal: rain   out   pie   door  
what to do …
. divida antes de consoante única:    o/pen      le/gal
. mas, divida após consoante que finaliza o som da vogal:    Sat/ur/day  moth/er
. divida entre 2 consoantes :    din/ner    but/ter      con/tain
. divida após a 1ª de 3 consoantes:        mis/trust   ag/gres/sive
. divida após prefixos e antes de sufixos:    un/happy   farm/er   home/less 
. divida entre 2 consoantes dobradas pelo acréscimo de sufixos:   swim/ming   
                                                                                                           hot/ter
. divida entre as partes de palavras compostas:    super/hero    base/ball

what not to do …
. logicamente, não dividir palavras de 1 só sílaba:    thought   three   five  
. não dividir dígrafos (consoantes que formam 1 só som) th, sh, ch, ck, wh, ph:                                                                                              crick/et    fish/y    patch/y
. não dividir antes dos sufixos: able, -ceous, -cial, -cion, -cious, -geous, -gion,
                                          -gious, -ible, -sial, -sion, -tial, -tion, -tious.



Observe os grupos de palavras a seguir e verifique se, de acordo com as dicas, consegue identificar as razões para as (não) divisões silábicas.
1.  ate        true       day       see      
2.  tune    slope   &nbsp
;  noise     moose     

3.  truck    sock      stretch    twelfth 
4.  hap/pen               rab/bit             bas/ket            
5.  out/side                hap/pi/ness   faith/ful                     
6.  sail/boat               lip/stick          sports/car          
7.  haz/ard                 Sat/ur/day     pump/kin 


Cá entre nós, devo revelar que consigo ver a lógica de algumas das regras, mas de outras, nem tanto. Devo revelar também que as dicas que preparei foram super-hiper-ultra-maxi simplificadas.  Revelo ainda que deixei de lado inúmeras outras regras, todas com as respectivas exceções, além de pequenos detalhes como sílaba inicial, medial, final, núcleo da palavra etc etc etc!


Ainda assim, minhas dicas podem ajudá-los a resolver boa parte dos casos mas, quando em dúvida, não divida as sílabas ou consulte um dicionário!

Enjoy yourselves.
Elisabeth Prescher
Sources:
. Wilson, Barbara, Rules Notebook, p.16
Elisabeth Prescher é professora e autora de livros de inglês. Graduada em Letras pela Universidade Mackenzie e pós graduada em Educação Infantil pela FMU. Possui certificados de proficiência em inglês pelas universidades de Michigan e Cambridge. Passatempo favorito: escrever.
Contato: eprescher@gmail.com

Related posts
Blog

Adaptando estruturas gerenciais para o ensino remoto: o papel das soft skills na transformação educacional

BlogInglês

Metodologia de Gestão para Aulas de Idiomas Presencial ou Online

BlogNews

Como Avaliar a Eficiência de Programas de Ensino à Distância

BlogInglês

The Importance of the English Language in Today`s World

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.