Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

AcervoBlog

A Palavra do Ano de 2013!

Aqui na Inglaterra os Dicionários de Oxford acabam de escolher sua palavra do ano. Os votantes, os editores dos vários dicionários Oxford unanimemente escolheram como a Palavra do Ano selfie, a foto que faz de você mesmo no seu fone celular ou na câmera digital. Embora selfie não é uma palavra nova, com seu primeiro uso sendo registrado em 2002 na Austrália, seu uso cresceu muito em 2013 com o grande aumento no uso de câmeras digitais e telefones móveis, e tornou-se uma palavra corriqueira no Reino Unido. A origem australiana da palavra pode ser vista no sufixo –ie, como em barbie (barbecue), churrasco; firie (fireman), bombeiro; e tinnie (tin), lata de cerveja. Selfie também gerou termos que referem-se a fotos de partes do corpo do fotógrafo como helfie, uma foto do cabelo; belfie, da bunda; e legsie, das pernas. E também há termos que referem-se à atividades do fotógrafo, como em welfie, do fotógrafo treinando na academia; drelfie, do fotógrafo bêbado; e até há termos para fotos dos móveis do fotógrafo, como em shelfie e bookshelfie.
Na lista curta apareceram também os seguintes termos: bedroom tax, termo usado para uma redução no benefício na segurança social que pode ser recebido pelo solicitante quando a casa que está sendo alugada tem quartos sobrando.
Binge-watch, usando binge, geralmente utilizado para uma sessão de beber, binge-drinking, ou comer excessivamente, para uma sessão na qual se assiste vários episódios de uma novela ou série.
Bitcoin, a moeda digital que não precisa-se de um banco central.
Olinguito, o pequeno mamífero que foi descoberto em 2013 e que vive na Colômbia e no Equador.
Schmeat, uma forma de carne produzida sinteticamente. Pode ser uma justaposição de synthetic e meat, influenciado pelo uso de schm –, como em schmuck ou schmaltz, termos ídiches que foram introduzidos em inglês e que querem dizer “idiota” e “excessivamente sentimental” respetivamente.
Showrooming é a prática de visitar lojas para examinar um produto antes de compra-lo na Internet por um preço menor. Hoje em dia muitas empresas online têm seus próprios showrooms.
E Miley Cyrus foi responsável pelo aumento da popularidade do termo twerk, dançar numa maneira provocativa com movimentação dos quadris. É possível que twerk venha de work, ou to work it.
Entre os termos que ganharam o prêmio em anos anteriores que pegaram na língua são credit crunch, de 2008, para o aperto financeiro na recessão que começou nesse ano; carbon footprint, a “pegada de carbono”, emissão de poluentes, de 2008; sudoku, de 2005, o jogo hoje conhecido no mundo inteiro; e chav, de 2004, que ainda é muito comum para referir-se a um/a jovem da classe operária que se veste de roupa de grife, provavelmente falsa, e quem tem modos rudes e quem fala com voz alta.

 

Qual termo será o vencedor em 2014? Nos poucos dias que estou aqui já ouvi muita gente em lojas e supermercados me dizendo No worries! , que antes somente tinha ouvido na Austrália.
John Milton é professor de Literatura Inglesa e Estudos da Tradução na USP. Ele acaba de lançar Viagem à Turquia, Balcãs e Egito, pela Editora Hedra.
Related posts
BlogInglês

Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.