Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

Blog

3 dicas para aproveitar a interatividade do EAD

Entenda o que é e qual a importância da interatividade no Ensino a Distância. Veja também 3 dicas para promovê-la em sala de aula.

Nos últimos anos e com a pandemia da Covid-19, o setor educacional observou a modalidade de Ensino a Distância dar um salto: foi um aumento de mais de 26% só em 2020, e o EaD ultrapassou o número de novas matrículas do ensino superior presencial.

Com essa transformação, não é de se espantar que os investimentos na modalidade também tenham crescido e que ela seja considerada, agora, o futuro da educação no Brasil. No entanto, nem tudo são flores quando falamos do Ensino a Distância, e ele também enfrenta diversos desafios.

Um deles, essencial para um bom desenvolvimento acadêmico, é a interatividade EaD. Apesar da comunicação se dar de maneira facilitada, a relação entre professores e alunos ainda enfrenta resistência para acontecer de maneira natural.

Por isso, é importante entender a importância da interatividade no EaD e quais são as maneiras de promovê-la na instituição de educação superior. Para saber mais, continue lendo este conteúdo!

O que significa interatividade no EaD?

A interatividade no Ensino a Distância diz respeito a toda e qualquer interação que aconteça dentro do ambiente virtual de aprendizagem. Isso significa que ela engloba:

  • Os momentos de aula;
  • Debates;
  • Trocas de experiências;
  • Avaliações; etc.

Quando falamos sobre interatividade, portanto, fazemos referência aos momentos de contato entre o docente e os estudantes. Essas situações são responsáveis por estreitar os laços entre essas pessoas, influenciando positiva ou negativamente no desempenho estudantil.

Qual a importância da interação no Ensino a Distância?

No ensino presencial, a interatividade é uma parte com pouca influência no cotidiano dos alunos. Isso porque a sala de aula compartilhada faz com que professores e alunos criem uma relação física e, com frequência, mais dinâmica.

No contexto do Ensino a Distância, porém, a interatividade se torna um pilar essencial para o bom desenvolvimento estudantil. Isso porque, sem ela, alunos e professores não estabelecem uma boa comunicação e, portanto, avaliar as necessidades dos estudantes e aumentar o seu interesse e engajamento se torna mais difícil.

A interatividade também é responsável por um ensino mais flexível e de melhor qualidade, uma vez que, com ela, é possível reconhecer os desafios vivenciados pelos alunos e pensar em soluções mais assertivas. Afinal, no EaD, não é incomum que estudantes tenham que dividir seu tempo entre a faculdade e outras tarefas — como o trabalho.

Assim, seja através de horários mais abrangentes para a entrega de atividades, seja por meio de avaliações menos tradicionais, a interatividade promove uma aprendizagem mais igualitária e horizontal.

Como aumentar a interatividade no EaD? Confira 3 dicas!

A interatividade no EaD é importante para que alunos se sintam acolhidos e para que o desenvolvimento da aprendizagem aconteça de maneira mais dinâmica e engajada. Para promover a interatividade nas turmas da sua instituição de educação, confira as 3 dicas abaixo!

1. Use metodologias ativas

As metodologias ativas caracterizam uma transformação na maneira de pensar o ensino que abandona os métodos tradicionais. Com elas, o professor deixa de ser o centro do saber e se torna um mediador do conhecimento, o que coloca os alunos no centro dos seus processos de aprendizagem.

Pensadas para ser usadas integrando a tecnologia e a educação, as metodologias ativas são uma ótima opção para quem deseja promover uma maior interatividade no EaD. São diversas as ferramentas que ela oferece e que podem ser adaptadas para as necessidades da turma.

Confira, abaixo, algumas delas:

Gamificação

Na gamificação, o processo de aprendizagem se torna literalmente um jogo. Dividido em etapas, os alunos avançam conforme concluem os desafios da etapa anterior, o que torna o ensino mais dinâmico e mais divertido.

Professores podem, inclusive, pensar em desafios extras ou criar avaliações nesse formato, abrindo espaço no Ambiente Virtual de Aprendizagem para que os estudantes discutam entre si e descubram soluções para os problemas.

Sala de aula invertida

Na sala de aula invertida, o professor não é responsável por expor o conteúdo da maneira tradicional. Os alunos recebem o material que será trabalhado de antemão e devem se preparar para o momento de aula de maneira autônoma.

No horário em que, tradicionalmente, a exposição aconteceria, o professor guia debates, tira dúvidas e discute apenas os pontos mais relevantes do conteúdo. Dessa maneira, serve como um mediador do ensino, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.

Rotação por estações

A rotação por estações divide a turma em grupos e cria uma espécie de circuito em sala de aula. Ao expor um problema, o professor o separa em diferentes tarefas. Em seguida, cada grupo de alunos é responsável por desenvolver atividades relacionadas a uma categoria de aprendizado. Por exemplo: em um grupo, o foco é a leitura; em outro, o debate; etc.

Ao longo do período de aula, os grupos rotacionam entre as diferentes estações, tendo contato com o mesmo problema a partir de diferentes pontos de vista. Todos os alunos devem passar por todo o circuito. Essa metodologia promove uma maior conexão entre os estudantes e estimula o trabalho em equipe.

2. Crie fóruns de discussão

Os fóruns de discussão constituem a forma mais tradicional de interatividade EaD, e por um bom motivo: a sua versatilidade. Neles, professores e alunos podem trocar informações e ideias, tirar dúvidas e agendar a entrega de tarefas e provas.

Também é possível, para os monitores da disciplina, acompanhar o desenvolvimento dos alunos e, quando necessário, entrar em contato com eles. Além disso, o fórum promove uma comunicação em tempo real e armazena todas as informações da turma.

3. Use formatos multimídia

Formatos multimídia vêm ganhando a atenção dos alunos, sobretudo no formato EaD. Já sabemos que nem todo mundo aprende da mesma maneira, e a multiplicação de formas de apresentar um conteúdo faz com que absorvê-lo seja muito mais simples em uma turma múltipla.

Por isso, usar formatos multimídia é também uma maneira de aumentar a interatividade EaD, uma vez que ele possibilita que mais alunos se conectem com a matéria e, a partir disso, engajem nas discussões propostas.

About author

Amanda Tracera é bacharela e mestre em Letras - Português/Literaturas de língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, faz doutorado em Literatura Portuguesa na mesma instituição. Tem experiência com a redação de conteúdos de marketing para diferentes empresas de educação e tecnologia e atua como analista de marketing na empresa Melhor Plano
    Related posts
    BlogInglês

    Output-oriented activities: possible benefits and classroom applications

    BlogWebinar

    Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

    Blog

    Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

    BlogInglêsWebinar

    New competencies to teach Young Learners

    Assine nossa Newsletter e
    fique informado

      E-mail

      1 Comment

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Espere um pouquinho!
      Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
      Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.