Veja agora mesmo a nova edição #82 da Revista New Routes na íntegra!

Blog

Novembro Azul

O INCA, mais uma vez, aproveita as celebrações do mês de novembro para divulgar informações baseadas nas melhores evidência científicas e promover a saúde do homem de forma consciente e equilibrada. O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) mostrou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também postou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde. A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. O Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e um convite para que o homem se cuide.

O INCA não recomenda que se organizem campanhas para convocar homens para a realização de check-up para câncer de próstata.  Acesse a recomendação do INCA sobre exames de check-up para o câncer de próstata.

Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família para que também possam orientar a população; a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.

Apresentação

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

Apresentamos aqui algumas informações para que você possa entender melhor o câncer de próstata e decidir o que é melhor para sua saúde. Lembre-se que esta cartilha tem por objetivo incentivar e não substituir a conversa entre você e o profissional da saúde.

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da ureta (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção e nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas aumenta com o avançar da idade.

O que é o câncer de próstata?

As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou câncer.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos pode acontecer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Quais fatores podem aumentar o risco de ter câncer de próstata?

Idade

O risco aumenta com o avançar da idade. No brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

História de câncer na família

Homens cujo o pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade

Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

É possível previnir o câncer de próstata?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

  • Ter uma alimentação saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Quais são os sinais e sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:

  • Hiperplasia benigna da próstata
    É o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
  • Prostatite
    É uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata.

Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

Exame de toque retal

O médico avalia tamanho forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA

É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Qual exame confirma o câncer de próstata?

Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muitos pequenos da próstata para serem analisados no laboratório.

A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou toque retal.

Homens sem sintomas precisam fazer exames para o câncer de próstata?

Alguns especialistas são contra e outros, a favor de se fazer exames de rotina em homens sem sintomas, pois pode trazer tanto benefícios quanto riscos a saúde.

Benefícios

  • Realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumenta assim a chance de sucesso no tratamento.
  • Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.

Exame de PSA

  • Ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia.
  • Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária.

Os riscos desses exames estão relacionados as consequências dps seus resultados e não à sua realização.

O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial da Saúde, não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata.

Procure conhecer os riscos e os benefícios que envolvem a realização desses exames de rotina e converse com o profissional de saúde para decidir se deseja ou não realizá-los.

Bibliografia
https://www.inca.gov.br/noticias/em-novembro-inca-lembra-que-cuidar-de-si-tambem-e-coisa-de-homem 
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf 
Related posts
BlogWebinar

Exam Prep Courses: Desafios e possibilidades do contexto brasileiro

Blog

Rethinking the classics: Readers with a contemporary twist

BlogInglêsWebinar

New competencies to teach Young Learners

BlogInglês

Classroom management for young learners

Assine nossa Newsletter e
fique informado

    E-mail

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Espere um pouquinho!
    Queremos mantê-lo informado sobre as principais novidades do mercado acadêmico, editorial e de idiomas!
    Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.