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Currículo de Professor para Escolas Bilíngues – Milena Claus

O professor que tem o desejo de trabalhar em escolas com proposta de educação bilíngue em geral se pergunta a respeito das qualificações necessárias para atuar nesta área, visto que há uma tendência de crescimento e, portanto, mais (ou novas) oportunidades de trabalho. Este profissional, e aqui preciso fazer um recorte para indicar que estou me referindo aos professores que irão atuar com Educação Infantil e Ensino Fundamental I, pode partir de dois backgrounds distintos: ele pode ser um professor de inglês que costumava atuar em cursos de idiomas e tem a intenção de desenvolver as competências específicas para o ambiente de uma escola regular; ele pode ser um professor regular, pedagogo, que pretende desenvolver sua fluência em inglês. De uma forma, ou de outra, ele se lança a um novo desafio que requer aprendizados e adequações.

Para aqueles que fazem o planejamento de suas carreiras vale dizer que ainda há poucas opções de formação específica em Educação Bilíngue e elas estão, em geral, no formato de cursos livres, workshops ou em cursos de pós-graduação. No currículo em si, portanto, pode ser bem difícil demonstrar a formação “ideal” que o qualifica para o cargo. Fazendo um exercício de listar algumas das exigências (ou mesmo as que constam nos anúncios de vagas como “desejáveis”) teríamos algo como:

  1. Você deve ter inglês fluente e pode comprovar isto informando a respeito das certificações de proficiência que possui.

  2. Você também pode demonstrar que tem conhecimentos em ensino de inglês e preparação de aula, o que em geral se reflete na menção aos certificados do tipo TKT (Teaching Knowledge Test) ou DELTA (Diploma in Teaching English to Speakers of Other Languages), ambos de Cambridge.

  3. Você precisa de uma formação de nível superior e no topo desta lista estariam Pedagogia e Letras.

  4. Em relação à experiência, o fato de já ter trabalhado em escolas regulares (e, melhor ainda se com a faixa etária específica que a escola está buscando) certamente conta pontos ao seu favor. Se, por outro lado, você vem de escolas de idiomas, vale mencionar se costumava dar aulas para turmas de Kids.

  5. Vivência no exterior é também, por sua vez, um dos critérios que lhe garantem pontos positivos.

  6. Quanto ao perfil, a pergunta em geral a ser feita é se você tem vocação para trabalhar com crianças (principalmente quando se refere à Educação Infantil) e aqui não temos a intenção de entrar no mérito da discussão sobre “vocações” (até porque já deve ter participado de discussões semelhantes no quesito “ter ou ter dom” para aprender inglês, por exemplo).

  7. Ainda no tocante ao perfil, vale pensar em como você lidaria com situações de indisciplina (pois elas podem ser bem mais comuns do que você imagina).

  8. Não podemos nos esquecer de mencionar o seu conhecimento em relação à famosa didática e nem tampouco deixar de pontuar a importância de saber lidar com os alunos de inclusão e as adequações que se fazem necessárias de acordo com cada necessidade.

  9. Lembre-se de incluir no seu currículo os cursos de formação, congressos, treinamentos e tantos outros que você participou para que não paire dúvidas a respeito do seu compromisso em manter-se constantemente atualizado.

  10. Por fim, mas não menos importante, você precisa ter disponibilidade de horário, facilidade de acesso à escola e, estar de acordo com a proposta de salário oferecida.

Atendendo a todos estes critérios você está apto a participar do processo de seleção, será convidado a enviar o currículo para análise e chamado para uma entrevista pessoal. Aí é só ser carismático, comunicativo, proativo, educado, falar e escrever corretamente, ser flexível, emocionalmente equilibrado, dinâmico, motivado, resiliente, ético, otimista, empático, autocrítico, criterioso, sociável e comprometido.

Parabéns! Se você foi aprovado e contratado agora basta resgatar todas aquelas leituras recomendadas pelos seus professores da faculdade para se preparar em relação a como encontrar o equilíbrio entre os diversos papéis que o professor assume e que traz vieses da Psicologia, Pedagogia, Didática, Linguística, Psicopedagogia, Filosofia, Sociologias, Metodologias e, é claro, habilidades digitais.

Se você desanimou com a leitura deste texto, saiba que conseguindo atender a todos estes requisitos você estará passos à frente de um grande número de candidatos concorrentes. Em um cenário ideal você pode até ser disputado a “peso de ouro” pelo mercado.

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