
Na década de 1960, no auge dos movimentos a favor dos diretos civis nos Estados Unidos, o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg trabalhava como orientador educacional em instituições de ensino que eliminavam a segregação racial. O papel de Rosenberg era ensinar técnicas de comunicação e mediações. Nesse contexto, ele elaborou o método da Comunicação Não-Violenta (CNV).
Em um mundo violento, cheio de preconceitos, conflitos e mal-entendidos, buscamos ansiosamente soluções para melhorar nossa relação com os outros. Nesse sentido, a boa comunicação é uma das armas mais eficazes. Grande parte dos problemas entre casais, pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com… palavras. Porém, saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, embora pareça tarefa simples, é das mais difíceis.
A partir desses estudos, Rosenberg escreveu o homônimo livro “Comunicação não violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” e se tornou um sucesso absoluto, influenciando pessoas em todo o mundo. Uma dessas pessoas foi Lucy Leu.
Lucy Leu é ex-presidente do conselho do Center for Nonviolent Communication (http://CNVC.org ), treinadora certificada em CNV, editora do original título original em inglês Nonviolent communication (Comunicação não violenta), e cocriadora do NVC Toolkit for Facilitators (NVCToolkit.org). Ela também ajudou a criar o Freedom Project, levando o treinamento em CNV para detentos a fim de apoiar sua reintegração à sociedade (http://Freedom-Project.org ).
E hoje, (02/09) chega finalmente ao Brasil, uma versão totalmente traduzida e adaptada do lançamento de seu excelente livro “Exercícios de comunicação não violenta: Um guia prático para estudo individual, em grupo ou em sala de aula”, onde de um jeito simples, a autora ajuda você a praticar essas habilidades com o estudo por capítulos do livro fundamental de Rosenberg.
Crie um ambiente de aprendizagem ou prática grupal seguro que acolha as necessidades de cada participante. Ou aprenda por conta própria, usando este livro de exercícios como guia para o seu estudo autodirigido. Você encontrará uma série de atividades, exercícios e sugestões de facilitação para refinar e praticar essa poderosa maneira de se comunicar. Junte-se às centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro que melhoraram seus relacionamentos e sua vida com este processo simples, mas revolucionário!
“Exercícios de comunicação não violenta: Um guia prático para estudo individual, em grupo ou em sala de aula” já está disponível no site da Disal com entregas para todo o Brasil.
Livro disponível no site da Disal.